Apresentação
Sandra Borge Cardoso, Psicóloga clínica com atendimento voltado para Crianças (a partir de 6 anos), adolescentes, adultos e idosos, com atendimento individual e familiar.
Formação
▪ Graduada em Psicologia- Faculdade Uninorte- Laureate Internacional Universities—2014 ▪ ▪ Especialista em: Psicologia Organizacional e do Trabalho—2016.
▪ Especialista em: Neuropsicológica - Faculdade Martha Falcão Wyden 2023.
▪ Especialização em: Analista do Comportamento Aplicada (ABA) - IPOG (2023~2024)
▪ CRP 20/06059— Ativo
Poucas palavras
Sandra Borge Cardoso- Psicóloga Clínica, Atendimento de crianças, adolescentes, adultos e idosos, consultório particular.
Identificação profissional: CRP 20/06059. Atendimento: Presencial— On-line — Domiciliar — Ecológico.
Contatos para a marcação de consultas:
O cliente deve entrar em contato através do telefone (ligando ou mandando uma mensagem pelo WhatsApp), E-mail ou site, e agendar sua consulta.
Galeria
Conheça um pouco de nosso espaço
Aqui, nós valorizamos a sua e a nossa segurança, de forma que o acesso ao local é somente com o agendamento da hora.
Sala de espera
Interior do consultório
Conforto e segurança
Acima de tudo, o respeito e a ética profissional
Neuropsicologia
A neuropsicologia é um corpus de conhecimento → nos sentidos de sua construção e de sua aplicação → constituído de interfaces entre diversas áreas, como: a Psicologia, a Neurociência, a Medicina e, mas particularmente, a Neurologia e a Psiquiatria.
Mas onde atua a Neuropsicologia?
► Em aspectos Gerais: Base morfofuncionais do sistema nervoso; Inteligência ; Processos atencionais; Funções executivas; Sistema e tipos de memórias; Avaliação da memória operacional visuoespacial; Paradigma matricial de linguagem oral, escrita e de sinais; Neurobiologia das emoções; Avaliação neuropsicológica; Adaptação de istrumentos de avaliação neuropsicológica; Questões teórico- metodológicas da pesquisa em transtornos cognitivos.
►Na infância e juventude: Transtorno do Espectro Autista-TEA; Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade-TDAH; Dislexia do desenvolvimento; Discalculia do Desenvolvimento; Neuropsicologia da adolescência.
►Adultez: Lesões adquiridas; Dimensões da esclerose múltipla; Avaliação Neuropsicológica em Epilepsia; Transtornos Neurocognitivos associados ao HIV; Neuropsicologia do Transtorno Bipolar em adultos; Neuropsicologia do Transtorno do Pânico.
►Senescência: Esclerose Lateral Amiotrófica; Memória no envelhecimento e comprometimento cognitivo leve; Demência Frontotemporal Variante Comportamental; Doença de Alzheimer; Demência da Doença de Parkinson.
►Intervenções: Estimulação cerebral não invasiva na reabilitação de funções cognitivas e motoras; Reabilitação cognitiva na infância; Método específico para impulsionar a memória operacional; Reabilitação dos Transtornos Neurocognitivos Leves em Idosos.
Conte mais aos visitantes sobre o que você faz
Intervenção ABA Aplicada ao T. do Espectro Autismo (TEA) e Deficiência Intelectual (DI)
Teoria da mente: A chamada "teoria da mente" envolve o conceito da existência de estados mentais que são utilizados para explicar ou prever
o comportamento de outras pessoas.
Teoria da coerência central: A falta de tendência natural em juntar partes de informações para formar um "todo" provido de significado (coerência central) é uma das características mais mais marcantes no autismo que implica a dificuldade na contextualização da informação.
Teoria da disfunção executiva: A hipótese de comprometimento da função executiva como déficit subjacente ao autismo aparece em função da semelhança entre o comportamento de indivíduos com disfunção cortical pré-frontal e aqueles com autismo, comportamentos esses caracterizados por inflexibilidade, perseveração, primazia do detalhe e dificuldade de inibição de respostas.
Teoria da sistematização - empatia:
O conceito de Empatia engloba uma modalidade de resposta comportamental e está presente em um modelo cognitivo para o autismo propondo dois traços, duas habilidades envolvidadas na compreensão de causalidades-empatia e sistematização, ambos presente em toda a população e explicando a variação em desempenho, dependendo da natureza da tarefa, na população normal (BARON-COHEN; BELMONTE, 2005)
Essa teoria utiliza uma das características marcantes do TEA, a dos interesses restritos, que em muitos casos tornam-se "ilhas de habilidades".
▪ Sistematização é definida como "um impulso de compreender e construir um sistema", este sendo definido "como tudo o que passa ser governado por regras que especificam a relação entre dado de entrada-operação-resultado" (BARON-COHEN, 2022).
Psicologia Organizacional e do Trabalho
Na Psicologia Organizacional e do trabalho, fala-se em:
► Motivação para o trabalho, comprometimento no trabalho, envolvimento no trabalho, aprendizagem no trabalho, socialização no trabalho, satisfação no trabalho, treinamento no trabalho, aconselhamento no trabalho, estresse no trabalho, qualidade de vida no trabalho e assim por diante.
A Psicologia Organizacional atuando como:
► Na escolha da pessoa e com o perfil ideal para exercer os cargos/funções conforme a demanda.
► Na adaptação desse indivíduos às tarefas parceladas e padronizadas.
► Na orientação de colaborador para garantir a execução coletiva do trabalho.
► No treinamento e desenvolvimento para obter as aptidões do cargo/função.
►No fortalecimento de recompensa adequado para o sistema.
→Situação/Evento
→Pensamentos Automáticos
→Reação (emocional, comportamental, fisiológica).
▪ Não é uma situação em si que determina o que a pessoa sente, mas como ela interpreta uma situação (Back,1964; Ellis, 1962).
Terapia cognitivo comportamental-TCC
A Terapia Cognitivo Comportamental está baseada no modelo Cognitivo, o qual parte da hipótese de que as emoções, os comportamentos e a fisiologia de uma pessoa são influenciados pelas percepções que ela tem dos eventos.